Imagem capa - Além do “véu e grinalda”: 8 acessórios de cabeça para noivas por Evandro Martello Stocco
Casamentos

Além do “véu e grinalda”: 8 acessórios de cabeça para noivas

O vestido: ele está sempre no topo da lista das preocupações das noivas. Ocorre que essa lista é longa e, muitas vezes, se passa logo para os próximos itens e se esquece de pensar no que vai estar no topo do look: o acessório de cabeça. O detalhe é tão importante que pode, inclusive, mudar o estilo do vestido.

Separamos 8 dicas de acessórios que podem mudar conforme o estilo da noiva, o tipo de cerimônia, o horário da celebração e a decisão por usar ou não o véu.

1. Presilha

É o acessório das noivas mais discretas ou para vestidos muito ornamentados. As presilhas podem ser usadas em qualquer penteado, tipo e comprimento de cabelo, com ou sem véu. Pensou em um penteado básico de festa, mas precisa de um “selo de noiva” na cabeça? Essa é a melhor aposta. Vai de cabelo solto, mas sentiu falta do tic-tac que prende a franja no dia-a-dia? Presilha nela.

2. Pente

Da mesma linha (e com a mesma versatilidade) das presilhas, os pentes são um pouco menos discretos. Podem ser usados na lateral dos penteados, ou mesmo como porta-coques. Sabe quando o penteado está perfeito, mas você tem a impressão de “parece que falta alguma coisinha…”? Falta um pente!

3. Coroa

Você é uma noiva tradicional? Essa é uma boa opção. Lembre-se que coroa combina com castelo: então, se o seu vestido não tem nada de princesa e seu casamento não tem nada a ver com um casamento real, melhor trocar o acessório. Ou optar pela metade da pompa: as meias-coroas ou tiaras (no próximo item dessa lista).

4. Tiaras

Essa é a versão light das coroas: menos extravagante, menos princesa. Mais versáteis, elas são menores e estão disponíveis em outros formatos (que não o clássico de coroa) e podem ser usadas mais no alto da cabeça ou junto aos coques. Ainda assim, compõe penteados para noivas clássicas: em diversos formatos e materiais, a tiara é o que antigamente se chamava de grinalda. Usá-la com véu é opcional.

5. Headband

Inspirados nas coroas de flores dos gregos, as românticas headbands podem ser usadas sobre a testa ou mais no alto e, em geral, combinam com cabelos (e casamentos!) mais soltos e despojados. Há diversas opções, dos delicados e discretos fios de pérolas a versões mais chamativas, como a de correntes. Pretende usar headband mais o véu? O casamento é seu, você usa o que quiser… Nossa dica, no entanto, é que seria demais para a sua cabeça.

6. Fascinator

Só pelo nome dá pra saber que a coisa não é discreta. É um acessório volumoso, com pequenos chapéus, casquetes, penachos, flores de renda (ou tudo isso junto), famoso pela realeza britânica. Para noivas costuma vir acompanhado do voilette, um pequeno véu com tramas abertas. O voilette geralmente cobre o rosto até o nariz, mas há versões menores que ficam só no cabelo, ou até a testa. Pensou em algo romântico e sexy ao mesmo tempo? Aposte no fascinator+voilette preferivelmente se você vai casar durante o dia e, impreterivelmente, se você é uma noiva de coragem. Porque ele não pesa nada sobre o penteado, mas é preciso ter essa força da ousadia para carregá-lo até o altar. Use com uma maquiagem mais forte nos olhos e sem véu, ok? Voilette é um tipo de véu.

7. Véu supercurto

É muito parecido com o voilette (sem a parte sexy) e costuma cobrir o rosto até o queixo. É o mais descolado dos véus. Perfeito para noivas que curtem o estilo vintage ou que querem viver aquela cena em que o noivo descobre o rosto na hora do “pode beijar a noiva”.

8. Flores na cabeça

Como na música que você lembrou ao ler esse tópico, flores naturais (especialmente coroas de flores) combinam com casamentos mais informais, festa na praia, vestido solto, “nossos pés descaaaalço-ô-ô-ôs”. Paz e amor. Uma flor só, vale para casamentos noturnos. Uma coroa de flores, só se for de dia. A dica, além de usar flores se o casamento tiver um estilo mais despojado, é ajustar os detalhes com o florista sobre o tipo de flor e considerar um arranjo que seja removível sem estragar o penteado. Por mais rústica que seja a festa, por mais desencanada que seja a noiva… ninguém vai querer flores murchas durante a festa.