Imagem capa - Casamento: por que contratar o fotógrafo antes de tudo por Evandro Martello Stocco
Casamentos

Casamento: por que contratar o fotógrafo antes de tudo

No planejamento de um casamento, o que se deve contratar antes? A cerimonialista dirá que é ela mesma; os locais de eventos, defenderão o salão; a estilista dirá que é o vestido, óbvio. É nosso papel dizer: contrate primeiro o fotógrafo!

O argumento de todos os fotógrafos: de todos os serviços que você contrata, fotografia é o que dura mais tempo. Temos um ainda mais forte: uma conversa com o seu fotógrafo pode mudar sua percepção sobre a contratação de todos os outros serviços.

Abaixo, listamos tópicos que não podem faltar nessa conversa com o seu fotógrafo e dicas de como escolher o profissional ideal para o seu casamento (sem puxar a brasa para nosso assado).

1. Química

Avaliar bem o portfólio, conhecer o estilo do fotógrafo, saber o que ele defende sobre fotos de casamento... Tudo isso é importante para escolher o seu. Mas, se você não simpatizar com ele, como pessoa, pouco adianta considerá-lo um bom profissional. No dia do casamento, o fotógrafo passa mais tempo com a noiva do que o próprio noivo. É bom que eles se deem bem, que ela se sinta à vontade, que haja confiança entre os dois. O noivo é secundário (desculpe, aí!) mas também precisa conhecer e simpatizar com o fotógrafo. Quanto melhor a sintonia entre os três, melhor o resultado das imagens.

2. Lugares

Converse com o seu fotógrafo sobre os espaços que você contratou ou pretende contratar. É ideal que ele conheça antes o lugar onde a noiva vai se arrumar; se ela pretende fazer fotos com as madrinhas antes da cerimônia; se o salão oferece espaço para isso; se o salão ou o hotel é o espaço mais adequado para as fotos da noiva pronta, etc. Uma conversa aprofundada sobre cada detalhe melhora muito o planejamento do fotógrafo e possibilita que ele sugira mudanças para melhorar o cenário, viabilizar as ideias da noiva, captar a melhor luz do dia...

3. Roteiro

Não é papel da noiva, no dia do casamento, atualizar o fotógrafo sobre cada passo da agenda. Mas ele precisa estar a par de tudo. Converse antes e repasse, próximo a data, o roteiro completo do dia. O noivo merece surpresas. Para o fotógrafo, melhor não.

4. Conte a sua história, vire amigo

Não é exagero dizer que os fotógrafos se tornam amigos dos noivos que fotografam. Porque, contar a história do casamento da maneira mais fiel, é preciso também saber a história dos noivos, conhecer o perfil de cada um e entender o relacionamento dos dois. Agende esse encontro o quanto antes e experimente um ensaio pré-wedding (ele é revelador: tanto para o fotógrafo, sobre a personalidade dos noivos, quanto para os noivos, sobre a sintonia com o fotógrafo).

5. Fale sobre pessoas

Antes da cerimônia, o fotógrafo precisa saber sobre a sua família, para evitar constrangimentos e não esquecer de fotos importantes. Informe-o sobre as entradas na cerimônia (noiva (com quem?), pajens e daminhas, pais, etc…); sobre particularidades da família ( “meus pais são divorciados, melhor não juntá-los para uma foto”); sobre pessoas que não podem faltar no álbum (avós, padrinhos de batizado, amigos especiais) – no dia, os noivos esquecem tudo: permita que o fotógrafo lembre.

6. Luz

Fotógrafos são atraídos pela luz. Se a conversa com o ele vier antes de qualquer coisa (é a nossa principal dica!), é provável que ele convença os noivos a casar de dia: com mil argumentos, dicas de lugares e fotos incríveis. E, mesmo que a decisão seja pela noite, ele pode ajudar a planejar o roteiro do casamento para que os noivos e padrinhos estejam prontos antes do por-do-sol, por exemplo; pode discutir sobre a iluminação da cerimônia e da festa e dar dicas como “não ilumine as árvores com refletores verdes se não quiserem ser Fiona e Shrek no altar”, “escolha um salão de beleza bem iluminado ou com boas aberturas”; “dispense o gelo seco se quiser alguma foto boa da pista de dança”...

7. Leve as suas referências

Prepare uma pasta com fotos que você curtiu. Elas não servem para que o fotógrafo as reproduza no seu casamento – quando os noivos exigem isso, acabam tirando a espontaneidade do momento – mas ajudam o profissional a entender a personalidade do casal e o que eles esperam de resultado. Conhecer as referências, ajuda o fotógrafo a se preparar melhor para captar a essência dos dois.