Imagem capa - ​Depois do SIM, antes da festa: 5 ideias para ensaios pós-cerimônia por Evandro Martello Stocco
Casamentos

​Depois do SIM, antes da festa: 5 ideias para ensaios pós-cerimônia

Entre a celebração e a cerimônia, há um espaço de tempo (já falamos aqui que não deve demorar) para um pequeno ensaio fotográfico. Em geral, essas fotos são cheias de emoção porque captam a empolgação, o alívio do nervosismo e o encantamento de quem então se percebe recém-casado (!). É uma dessas que costuma ir para o porta-retrato. Para aproveitar esse clima da melhor maneira, é bom planejar o ensaio no roteiro do casamento: local, tempo de deslocamento, condições do tempo, quem vai…

Separamos algumas dicas para aproveitar esse tempo precioso para um ensaio incrível. As fotos que ilustram esse post são de fotógrafos premiados no Fear Less, um dos maiores prêmios internacionais de fotografia de casamento.

1. Sem sair do lugar

O local para o ensaio pós-cerimônia pode estar bem debaixo dos vossos narizes. O espaço onde ocorreu o casamento ganha um novo clima (e novas possibilidades de imagem) quando os noivos e todos os convidados saíram: fica mais intimista, dramático, romântico. Que tal sair (só para ter a saída dos noivos) e voltar em seguida para o ensaio? A igreja vazia, que ainda mantém a sua decoração; a fachada da capela no interior; o pátio do espaço da recepção. Pense neles.

2. O nosso lugar

Quando se pensa em um ensaio de noivos, logo vêm ideias de cenários bonitos, paisagens exuberantes, pontos turísticos. E se o lugar escolhido tiver menos dessa preocupação estética e mais significado para a história do casal? Considere ir para o lugar onde se conheceram, para o restaurante que frequentam, para a casa onde vão morar: é uma oportunidade imperdível de registrar-se como noivos em um desses locais.

3. Nós e eles

Que tal levar os padrinhos para o ensaio? O grupo – todo mundo bem vestido, bonito, animado – costuma render belas imagens do casal. Comunique antecipadamente e organize a logística. Lembre-se que é preciso ser ágil neste ensaio.

4. No caminho

Pesquise o entorno do local da celebração. Não é difícil achar, perto daí, algum lugar que possa render ótimas fotos. Converse com o seu fotógrafo: juntos, vocês podem encontrar cenários perfeitos. De onde você saiu para a cerimônia? De um hotel? O que tem dali até o local da recepção? Que tal o hotel mesmo?...

5. Fique atento ao não-óbvio

Preste atenção no que há na região do seu casamento e esteja aberto ao diferente. É preciso observar sem preconceitos o que existe e o que acontece por ali. Isso evita que você opte por fotografar na pracinha do bairro e passe direto, sem perceber, por cenários mais interessantes: o parque de diversões, a feira livre, o casarão antigo, o circo!