Imagem capa - Aproveite a festa: 10 Coisas Para Não Fazer, e Curtir Melhor o Seu Casamento por Evandro Martello Stocco
Casamentos

Aproveite a festa: 10 Coisas Para Não Fazer, e Curtir Melhor o Seu Casamento

Se tudo der certo, este casamento será o seu último… E, depois de uma exaustiva preparação e de um dia tenso – por mais relaxante que tenha tentado ser o dia da noiva/noivo – a nossa dica é que você aproveite ao máximo cada minuto. Abdicar de coisas simples pode ser o diferencial na maneira como a sua festa flui .

Confira nossas dicas para não perder nenhum minuto!

1. Comece na hora marcada

Essa é uma tradição ultrapassada: não é nem um pouco charmoso o atraso da noiva, além de ser entediante para os convidados e uma tortura para o noivo. “Ah, mas e o suspense?”. É a expectativa, e não o atraso, que faz o suspense. Começar na hora marcada é ser educado com os convidados e o primeiro passo para que nada (recepção, jantar, festa) atrase.

2. Planeje celebrações curtas

Para ser bonita, emocionante e ficar marcada na memória dos noivos e convidados, uma cerimônia não precisa ser longa. Planeje o roteiro com o celebrante. Evite discursos longos, homenagens maçantes, música para cada ato da celebração… Pense nas madrinhas de pé no salto, na comida passando do ponto, na festa que está por vir.

3. Tenha cerimônia e festa no mesmo lugar

É sempre melhor evitar longos deslocamentos de convidados do local da celebração para o local da festa. Se não puder ser tudo no mesmo lugar, pense em um local próximo.

4. Não atrase a chegada na festa

Depois da cerimônia, é comum os noivos saírem para uma sessão de fotos. Não vá para o outro lado da cidade e não demore para voltar. Meia-hora – 40 minutos, no máximo – é suficiente para os convidados se acomodarem no local da recepção para aguardar a chegada dos noivos. Fazê-los esperar mais diminui consideravelmente a vontade de eles ficarem mais tempo na festa.

5. Pense na fome dos outros

Noivos não têm fome: seus estômagos estão cheios da tensão do antes e do alívio do depois do “sim”. Convidados têm fome. Alguns muita, porque passaram o dia comendo pouquinho pra aproveitar o que você vai oferecer. Faça a comida chegar aos pratos assim que vocês chegarem à recepção. O discurso de boas-vindas é importante. Mais importante ainda é que ele seja breve.

6. Não pare a festa

O casal é o centro das atenções. Tudo o que vocês fazem, está sendo observado o tempo todo, então não é preciso interromper a festa para todos os protocolos: o brinde, o corte do bolo, o buquê da noiva, o equivalente do noivo, etc… Já está de bom tamanho que todos parem para aplaudir sua chegada e para assistir a dança dos noivos. Os demais rituais podem ocorrem paralelamente à festa. Bônus: você quer mesmo aquele vídeo com fotos da infância dos dois? Duas dicas: 1. Saiba que quem não aparece nas fotos fica chateado; 2: Mesmo tendo que colocar fotos com todo mundo, não faça um vídeo extenso: 5 minutos, em uma festa de casamento, é um longa metragem.

7. Não passe de mesa em mesa

O único motivo para ir à mesa de alguém é esse alguém – talvez a bisavó – não poder ir até vocês em algum momento durante a festa. Cumprimente as pessoas naturalmente, durante a festa. Deixe as lembrancinhas na saída (ainda tem quem entregue de mão em mão?).

8. Não tire fotos com todo mundo

É muito legal ter seus convidados registrados no álbum do seu casamento. Melhor ainda se essas fotos não forem todas iguais, com o casal no centro, não é mesmo? Fotógrafos atentos registram momentos dos noivos com os convidados que se aproximam. Essas fotos (espontâneas, sem poses, despretensiosas) contam melhor a história do casamento. Tirar fotos com cada um cria filas, cansa os noivos e gastam um tempo precioso (talvez a maior parte) da sua festa.

9. “Dance até sem saber dançar”

Conte com o talento de um DJ que saiba sentir o que as pessoas querem dançar. Sente com ele antes e planeje a festa. Abra a pista com músicas úteis aos mais velhos (eles costumam ir embora antes e, se a pista não agradar logo de cara, vão embora ainda antes). Aliás, pense em um roteiro para agradar o máximo de pessoas. Ok vocês gostarem de foxtrote e pasodoble, mas, se tocar só o que vocês curtem, a chance de ter só vocês na pista é grande. E, “dance bem, dance mal”, mas esteja na pista sempre: pista sem noivos é fracasso na certa (e não importa o quão bom seja o DJ).

10. Beba com moderação

Você cumpriu todas as dicas anteriores e decidiu aproveitar sua festa como se fosse única e a noite como se fosse última. Parabéns! Mas, se fizer isso em relação à bebida é provável que a festa acabe muito antes do planejado.