Imagem capa - Formaturas chegando, então veja as dicas para você acertar no seu look para a festa. por Evandro Martello Stocco
Formaturas

Formaturas chegando, então veja as dicas para você acertar no seu look para a festa.

Formaturas não são eventos frequentes e geram muitas dúvidas, tanto para formandas quanto para convidadas.

1. Fui convidada para uma formatura e não sei qual é o dress code (forma de vestir), e agora?

É comum que eventos desse tipo definam em seus convites o tipo de roupa mais adequado para a ocasião, mas se esse não for o caso, uma saída é perguntar a quem lhe convidou se não há mesmo um tipo de traje recomendado. Se não tiver definição para vestir, invista no estilo social, vestidos curtos mais sofisticados, longuetes, saia e blusa com bordados ou rendas, combinados com joias ou bijouterias delicadas, salto alto e bolsa pequena.

2. O que posso vestir para ir a uma formatura em um dia frio?

O ideal para formandas é usar vestido ou macacão de festa(opção que não é tão comum). Já para convidadas, a situação é mais flexível: é possível optar por calças do tipo pantalona e combiná-las com blusas mais finas, mas no Brasil não é muito comum as mulheres usarem calça nas festas, se você escolher usar, esteja segura para talvez ser a única do evento.

3. Comprar ou alugar? O aluguel é uma ótima opção, principalmente se for o que se encaixa melhor no orçamento, mas é realmente importante escolher um vestido que esteja do tamanho adequado ao seu, nem maior, nem menor.

Antes de escolher comprar um vestido, também é importante considerar se esse poderá ser usado novamente em outras ocasiões.Não vale gastar muito com algo que só será usado uma única vez, dependendo do modelo é possível cortar o comprimento e usá-lo curto ou também pode emprestar para amigos e familiares.

4. Devo usar salto?

Uma das peças mais polêmicas de quase toda produção com certeza é o sapato de salto alto. Não por acaso, esse também é um dos causadores de um dos erros mais comuns nas formaturas: quando a roupa é social o sapato também deve ser social, ou seja, de tiras finas, salto fino, com brilho e detalhes delicados. Não é o mesmo sapato que pode ser usado com calça jeans durante o dia. A dica para não errar no tamanho do salto é apostar naquele com o qual você consiga andar com elegância. Quanto ao modelo, o ideal é preferir aqueles cujo material combine melhor com o vestido, como couro, cetim ou metálico. Também é possível optar por sandálias, scarpins ou sapatos estilo Chanel.